Portal dos Empresários

Sabado, 27 de Abril de 2024

Notícias/Cidade

Retrospectiva 2023 ACIA

Atuação intensa da Associação Comercial e Industrial de Araraquara com o apoio da diretoria e empresas associadas.

Retrospectiva 2023 ACIA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

ACIA ESPERA UM ANO DE MUITO TRABALHO E EMPREENDEDORISMO

                                                                 

Em editorial, o presidente da ACIA Araraquara, José Janone Junior, em 3 de janeiro, faz reflexão, sobre o ano novo, com vontade de trabalhar, somada a dedicação e a busca incessante de aperfeiçoamento e de conhecimento através de novas técnicas, serão o “fermento” dessa receita de sucesso. Fazer estudos de mercado, buscar a melhora de eficiência, aprender com os erros e dar passos seguros em direção das metas tangíveis, também fazem parte das tarefas a serem consideradas. Baixar custos dentro da empresa é sempre muito importante, visa diminuir despesas, porém de maneira mais ponderada, sem excluir investimentos nas áreas de treinamentos profissionais e de parcerias nas áreas de marketing e iniciativas associativistas, como estar associado numa Associação Comercial para ter acesso a bons convênios e novas oportunidades de negócios, de networking e de treinamentos. Diante de tantas variáveis, cabe ressaltar o fator econômico do país. Nesse aspecto, esperamos que os novos governantes e legisladores proporcionem estabilidade, austeridade e responsabilidade em suas políticas públicas, e principalmente, que não aumentem impostos e burocracia. Vale aquela máxima: “Se o governo não conseguir ajudar, que ao menos não atrapalhe”.

Leia Também:

Leia na íntegra

ACIA ARARAQUARA SUBSCREVE NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES ÀS SEDES DOS TRÊS PODERES

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) manifestaram repúdio aos atos ocorridos no domingo em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes da República foram depredadas por radicais que pediam intervenção militar. Em nota, as entidades afirmam que “a depredação das sedes dos Três Poderes da República atenta contra instituições do Estado Democrático de Direito, que devem ser protegidas”. “As instituições devem funcionar normalmente e priorizar o enfrentamento do desafio maior de promover o desenvolvimento, gerar empregos e garantir a tranquilidade e justiça social para todos os brasileiros”. Para José Janone Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara – ACIA, esses atos de vandalismo são totalmente reprováveis e entristecem todos os cidadãos brasileiros que respeitam as leis.

Leia na íntegra

ACIA, FACTE e SEINESP REALIZAM IMPORTANTE WORKSHOP SOBRE ESG NO IQ-UNESP

O acordo de cooperação entre a FACTE e a ACIA terá duração de cinco anos

Evento organizado em parceria com a Acia, para entendimento da importância e aprenda muito sobre o tema ESG - Environmental, Social and Governance, com o Dr. Alessandro Pansanato Rizzato, Diretor do Instituto Senai de Inovação em Biodiversidade, em 23 de janeiro, no anfiteatro central do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Após a palestra foi possível interagir com o palestrante e pesquisadores do Instituto de Química (IQ). Se tornou possível discutir sobre o tema, tirar dúvidas e conhecer algumas linhas de pesquisa do IQ que possam interessar às empresas da região de Araraquara. Debater sobre práticas ambientais, sociais e de governança em diferentes organizações, além de discutir de que forma essas ações podem contribuir para o avanço científico e econômico de empresas e da população. O acordo de cooperação entre a FACTE e a ACIA, que terá duração de cinco anos, tem como objetivo o desenvolvimento de uma parceria para a execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão universitária, cultura, prestação de serviços e demais ações voltadas ao desenvolvimento institucional. Entre as propostas do convênio estão a realização de estudos, pesquisas, consultorias, organização de eventos técnico-científicos, oferecimento de cursos, programas de capacitação e demais atividades de interesse dos envolvidos. As iniciativas serão desenvolvidas pela FACTE, por meio da colaboração de docentes e pesquisadores da Unesp, e contarão com a participação de outras instituições de ensino e pesquisa.

Leia na íntegra

PERSONALIDADES RECEBEM HOMENAGEM EM NOITE DAS CELEBRIDADES

Realização da APPRECABA e Semana Cultural Baile do Carmo teve apoio cultural da ACIA e Seinesp

Em reconhecimento aos seus esforços profissionais e contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico do nosso país, o que é motivo de muito orgulho para a APPRECABA - Associação para Preservação Resgate Resistência da Cultura Afrobrasileira de Araraquara e da Semana Cultural Baile do Carmo, e toda a sociedade, com apoio cultural da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araraquara e Seinesp - Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São Paulo, realizou-se no último sábado, dia 21 de janeiro, a Noite das Celebridades 2023, em Araraquara.

Leia na íntegra

PAPAI NOEL BOM DE BOLA

Premiados na Campanha Natal Bom de Bola da ACIA de 2023, receberam seus presentes da ACIA nas lojas participantes da promoção ao Natal de 2022, e participaram das entregas as representantes da empresa e o presidente da ACIA, José Janone Junior, com a presença do Papai Noel Valdemar Dadério, em 30 de janeiro.

1º DESCOMPLICANDO SST NO ESOCIAL

O evento gratuito contará com a participação de profissionais especialistas na área Realizado em 31 de janeiro, o evento contou com a participação de profissionais especialistas na área, com objetivo de descomplicar um tema que está gerando preocupações aos empresários. Informação é poder, inclusive para não perder dinheiro nesse início de ano. Foram abordados o tema de Saúde e Segurança do Trabalho, as implicações no eSocial e ainda: Principais riscos de ações trabalhistas e Estratégias para Contratação Assertiva. Ao final foi disponibilizado aos participantes um Painel Tira Dúvidas, para trazer as situações do seu cotidiano para uma reflexão consultiva.

Leia na íntegra

JANONE PRESTIGIA POSSE DO SENADOR ASTRONAUTA MARCOS PONTES

Senador eleito fez questão de presença em sua posse em Brasília

José Janone Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), prestigiou a posse do senador Astronauta Marcos Pontes, em Brasília-DF, no dia 1° de fevereiro. Na ocasião, transmitiu seu abraço ao amigo e agora senador, que agradeceu pela votação expressiva que obteve em Araraquara e em todo o Estado de São Paulo, colocando-se à inteira disposição da população araraquarense e da classe empresarial representada por Janone, em suas atribuições institucionais, que se diz muito honrado pelas considerações do amigo Senador, e será um elo de ligação entre a população de Araraquara e da região junto ao Senado Federal.

Leia na íntegra

ACIA COM SEBRAE FAZEM AÇÕES CONJUNTAS NO "MÊS DA MULHER"

Lançamento do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da associação terá programação especial de eventos em março

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Junior, acompanhado de Katia Rodrigues do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC/ACIA), com o coordenador operacional da Faculdade do Comércio do Polo Araraquara, Théo Bratfisch, receberam representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Regional Araraquara), Karla Scalçone, consultora de negócios e Evandro Di Todaro Jr, consultor de negócios, quando estabeleceram parceria para a programação especial de eventos no mês de março, dedicado às mulheres empreendedoras de Araraquara. 

Leia na íntegra

ACIA CONSTITUI O CMEC ARARAQUARA

Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura vai atuar em projetos empresariais e inclusão social

O lançamento do CMEC/ACIA para convidadas, aconteceu em 7 de março, com apoio do Shopping Jaraguá, Moviecom Cinemas, Sebrae e Seinesp. Foram nomeadas a diretoria e conselheiras do Cmec em suas respectivas comissões setoriais.Mais de 180 Conselhos estão distribuídos nas cidades do Estado de São Paulo em 420 associações comerciais filiadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). O presidente da Acia e vice-presidente da Facesp da Região Administrativa RA18, José Janone Junior, ressaltou a importância da participação feminina no contexto empresarial e social, ratificado pelo diretor executivo de serviços e vice-presidente Facesp, Ary Russo, que esteve acompanhado pelo supervisor regional da Facesp, Márcio Pessolo. 

Leia na íntegra

CÂMERAS DE SEGURANÇA NA REGIÃO CENTRAL

Agenda de reuniões direcionadas para empresas associadas da ACIA localizadas na região central

Gilmar Fernandes, representando a prefeitura municipal foi atendido pelo presidente da ACIA, José Janone Junior e formalizou o convite para os empresários e trabalhadores da região central de Araraquara estarem presentes na sede da ACIA no dia 14 de março de 2023, para reunião prévia de apresentação da proposta para instalação de Câmeras de Videomonitoramento na Região Central para empresas associadas da ACIA, devido a grande incidência de roubos e furtos em Araraquara. Na ocasião, José Janone Junior, presidente da Acia, ressaltou que o centro é de todos. A reunião plenária oficial ocorreu no dia 22 de março, na Rua São Bento n. 1993 (CER Leonor Mendes de Barros no Parque Infantil), para deliberação e votação do projeto de instalação de Câmeras de Videmonitoramento nas principais ruas e pontos de grande circulação de público na região central, ante a outros projetos concorrentes de bairros da REGIÃO 5 – SUB 1.

Leia na íntegra

ACIA ARARAQUARA LEVA DELEGAÇÃO AO CONGRESSO DA FACESP 60 ANOS

Importantes conquistas marcam a história da Facesp defendendo os interesses de quem gera empregos e renda

Entre os dias 27 e 29 de março, realizou-se o 20º Congresso FACESP – Federação dasAssociações Comerciais do Estado de São Paulo, que reuniu mais de 200 associaçõescomerciais do Estado e cerca de 1,5 mil empresários e colaboradores das entidades. Duranteseus três dias de duração, o evento proporcionou uma programação intensa de treinamentos epalestras com personalidades profissionais do mercado. Em 2023, a Facesp completa seis décadas dedicadas ao empreendedor e a empreendedoraque acreditam no associativismo como ferramenta de transformação. São mais de 400 associações comerciais no Estado de São Paulo. Somam-se mais de 300 mil empreendedores e empreendedoras, dos comerciantes de bairros aos prestadores de serviços, passando pelo jovem realizador até o experiente lojista. Ao longo desses 60 anos, foram conquistados importantes avanços, como a criação do Simples Nacional, do MEI, SCPC, projeto de Olho no Imposto, o programa Empreender, o Cadastro Positivo, a Lei da Liberdade de Empreender, o Pronampe, até a autonomia do Banco Central. José Janone Junior, presidente da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araraquara e vice-presidente da FACESP na região central do Estado que abrange 20 associações comerciais, ressaltou as muitas conquistas para se comemorar com compromisso e a missão de se preparar para o que vem pela frente.

Leia na íntegra

JOVEM APRENDIZ PAULISTA TEM APOIO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO

ACIA está apta para formalizar contratos de jovens aprendizes sem onerar o empresário

O Governo de São Paulo lançou em 26 de abril, o programa Jovem Aprendiz Paulista. A iniciativa capitaneada pelo governador Tarcísio de Freitas é inédita no país, reunindo jovens que buscam aprendizado profissional e as micro e pequenas empresas, que são as que mais oferecem oportunidades para este público no Brasil. A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araraquara, através do seu presidente José Janone Junior, informa aos interessados que a associação de Araraquara já se encontra apta para formalizar contratos de jovens aprendizes com a participação de instituições credenciadas pelo Estado. 

Leia na íntegra

REVITALIZAR O BOULEVARD DA RUA 9 DE JULHO E AVENIDAS NO ENTORNO

Proposta foi apresentada no OP em 5 de junho no CER do Parque Infantil

A Associação Comercial e Industrial de Araraquara – ACIA, convocou os empresários, comerciários e cidadãos, para votarem na proposta para revitalizar o Boulevard da Rua 9 de Julho e Avenidas no entorno, no trecho entre a Av. José Bonifácio (Praça Santa Cruz) estendendo até a Av. D. Pedro II. As jardineiras, bancos, vasos, as lixeiras, os coqueiros, as sinalizações e decorações, se deterioraram com o tempo, como todos têm observado. Essa demanda se deu em atendimento ao pedido de providências vindo dos empresários, dos comerciários e de muitos cidadãos de Araraquara, para a ACIA que apresentou a proposta para ser votada pela população no Orçamento Participativo – OP da Prefeitura Municipal.

Leia na íntegra

SEMANA CULTURAL FESTA BAILE DO CARMO FOI UM SUCESSO

Com apoio cultural da ACIA e Seinesp a programação de eventos foi intensa

A Semana Cultural comemorativa aos 135 anos de tradição da Festa Baile do Carmo, sendo o evento mais antigo do Brasil e segundo do mundo, desde 1888, teve programação intensa em 2023, entre os dias 6 a 9 de julho em Araraquara. Com apoio cultural da Associação Comercial e Industrial de Araraquara - ACIA, representada pelo presidente José Janone Junior e do Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo - Seinesp, representando pela diretora Rosana Brito, o baile de gala com orquestra e elegância do público foi um sucesso no sábado, assim como a Sexta Black na sexta-feira e a Feijoada da Família e o Botecão do Samba no domingo. Personalidades de todo o Brasil, manifestaram cumprimentos, dentre elas, o senador Astronauta Marcos Pontes, que recebeu em seu gabinete em Brasília, o presidente da Semana Cultural Festa Baile do Carmo, acompanhado do presidente da ACIA, na véspera do baile de gala.

Leia na íntegra

REFORMA TRIBUTÁRIA NACIONAL É OBJETO DA ATENÇÃO DO PRESIDENTE DA ACIA ARARAQUARA

Representante da classe empresarial realiza diversas reuniões com autoridades pedindo revisões do texto José Janone Junior, presidente da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araraquara é também um dos vice-presidentes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP, legítima representante das micro e pequenas empresas (MPEs), avalia como necessária uma Reforma Tributária no Brasil, embora não concorde com a velocidade que o texto dessa fora aprovado na Câmara dos Deputados. "Faltou tempo para ouvir e debater com a sociedade, principalmente com os setores de comércio e serviços, responsáveis pela geração da maior parte dos empregos do país", comenta Janone. Empresário do setor de Internet e de Tecnologia da Informação e Comunicação, também preside o sindicato patronal da categoria no Estado de São Paulo, Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo - SEINESP. Tão logo o texto da reforma passou pela Câmara, viajou para Brasília e no dia 7 de julho, e reuniu-se com o Senador pelo Estado de São Paulo, Astronauta Marcos Pontes, para justamente levar as reivindicações dos empresários de Comércio e Serviços e de Tecnologia, no sentido de promover mudanças na lei pelo Senado Federal, para que as empresas que estão não sejam sobretaxadas com as novas alíquotas de imposto. 

Leia na íntegra

ACIA E SEINESP PARTICIPAM DA COALIZÃO EMPRESARIAL PAULISTA

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve em Araraquara e São Carlos

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve em Araraquara e São Carlos para a criação da Coalizão Empresarial do Estado, com a participação de empresários, prefeitos, vereadores e representantes de entidades empresariais da região.

No período da manhã o encontro foi realizado no auditório do SEST-SENAT em Araraquara e no período da tarde o encontro foi realizado no auditório da CIESP em São Carlos, ambos em 26 de julho. "A região administrativa de Araraquara é muito rica e tem potencial para diversos segmentos da economia, pois é forte no agronegócio e na indústria, além de possuir comércio e serviços muito amplo e diversificado”, ressalta José Janone Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara – ACIA e presidente do Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São Paulo – SEINESP. Janone que também é vice-presidente da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, acompanhou a agenda do secretário em São Carlos inclusive, e foram recepcionados pelo Diretor local da CIESP, Marcos Henrique dos Santos e do Presidente da ACISC, José Fernando Domingues. Na ocasião, Janone aproveitou para estabelecer contatos com o secretário estadual Jorge Lima, reforçando prévios entendimentos com diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Ricardo Valentim.

Leia na íntegra

ACIA participa e MARCA PRESENÇA NA AGROSHOPPING SHOW

Entidade representativa empresarial se faz presente no setor rural

A Associação Comercial e Industrial de Araraquara - ACIA, se faz presente na AgroShopping Show 2023, de 26 a 30 de julho, no Shopping Jaraguá, sendo a primeira feira de agronegócio em shopping center do Estado de São Paulo. No período do evento, das 12 às 20 horas, a ACIA realizou atendimento associativo considerando-se os benefícios e descontos para convênios e serviços próprios ou prestados por terceiros para associados mediante a contratação e com vantagens. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Junior, se reuniu com Nicolau de Souza Freitas, presidente do Sindicato Rural de Araraquara, para debaterem com suas diretorias, assuntos de desenvolvimento econômico regional. Por muitos anos, a ACIA realizou a Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara - FACIRA, destacando empresas dos diversos setores que representa: Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio, sempre com a participação do Sindicato Rural.

Leia na íntegra

APÓS REIVINDICAÇÃO DA ACIA NO OP A PREFEITURA COMEÇA REFORMA DA RUA 2

No mês de junho, liderados pela ACIA, um grupo de comerciantes esteve na assembleia do Orçamento Participativo da prefeitura de Araraquara para reivindicar a reforma do boulevard da Rua 9 de Julho conhecida como Rua 2. Mesmo não sendo a proposta vencedora na vontade popular, a prefeitura entendeu ser válida as críticas da falta de conservação iniciando a restauração com pintura das grades, bancos e floreiras. Aguardemos as novas melhorias.

Leia na íntegra

ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS FIRMAM PARCERIA COM A META (FACEBOOK, INSTAGRAM E WHATSAPP)

Grandes eventos regionais serão realizados pela Meta, em conjunto com as ACs das cidades e as Federações estaduais. Especialistas da empresa de tecnologia e mídia social estarão presencialmente nas Associações para explicar as melhores maneiras de utilizar as redes sociais e o aplicativo de mensagens, a fim de ampliar as vendas e divulgar, de maneira mais eficiente, os produtos e os serviços. “Uma união estratégica. A Associação Comercial é a segunda casa do empreendedor e cada vez mais se mostra atenta as necessidades das MPEs”, afirmou o vice-presidente na região de São Carlos e Araraquara, José Janone Junior.

Leia na íntegra

ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DEFENDEM A ATUALIZAÇÃO DA TABELA DO SIMPLES

Vice-presidente para a Regional Araraquara e São Carlos deixou claro ser contra qualquer aumento de impostos

Durante reunião com o coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, deputado federal Reginaldo Lopes, representantes da Rede de Associações Comerciais defenderam a preservação do Simples Nacional e a atualização do teto de faturamento. Os vice-presidentes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o deputado detalhou os principais pontos do substitutivo preliminar da PEC nº 45 (Proposta de Emenda à Constituição), que trata sobre a reforma tributária. Nessa reunião, José Janone Junior, vice-presidente da Facesp para a regiões de Araraquara e São Carlos deixou claro ser contra qualquer aumento de impostos.

Leia na íntegra

5º PRÊMIO PID DA ACIA DESTACA EMPRESAS E PERSONALIDADE

Aracópias, Grupo Gens e Casa Deliza, respectivamente nas categorias pioneirismo, inovação, destaque e o Papai Noel de Araraquara Valdemar Dadério na categoria personalidade

Em 11 de agosto, nas comemorações do aniversário de 89 anos da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), o Coquetel dos Vencedores 2023 - V Prêmio PID promovido pela ACIA, proporcionou momentos inesquecíveis aos participantes, numa manhã com muita cultura, informação, networking e homenagens. Em 2023 as empresas homenageadas pela ACIA nas respectivas categorias foram, Pioneirismo: Aracópias. Inovação: Grupo GENS. Destaque: Casa Deliza. Além das empresas reconhecidas pela ACIA, também haverá a homenagem a uma personalidade relevante ao município, nesse ano será Valdemar Dadério - “O Papai Noel de Araraquara”. José Janone Junior, fez as honras da casa como anfitrião, agradeceu o público presente em especial a presença das outras lideranças setoriais e entidades representativas da cidade no evento: SEBRAE, Sindicato Rural, SEST SENAT, SICOOB, SENAC, IFSP Campus Araraquara, CPFL, Rádio Jovem Pan, FACESP, Associações Comerciais de Itápolis, Américo Brasiliense, Dourado e Viradouro. Também, foi apresentado o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura CMEC ACIA com lançamento do PodCast CMEC É DELAS disponível no canal do youtube, instagram e redes sociais da Jovem Pan.

Leia na íntegra

ACIA ARARAQUARA E FACESP FIRMAM PARCERIA COM A META

A Rede de ACs e a empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, fecharam uma parceria inédita para capacitar as micro e pequenas empresas para o comércio digital

Grandes eventos regionais serão realizados pela Meta, em conjunto com as Associações Comerciais das cidades e as Federações estaduais. Especialistas da empresa de tecnologia e mídia social estarão presencialmente nas Associações para explicar as melhores maneiras de utilizar as redes sociais e o aplicativo de mensagens, a fim de ampliar as vendas e divulgar, de maneira mais eficiente, os produtos e os serviços. A parceria foi anunciada em julho, durante reunião realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O encontrou contou com a participação de vice-presidentes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Da Meta estiveram presentes a head de políticas públicas, Kaliana Kalache; e o gerente de políticas públicas, Marconi Machado. “Uma união estratégica. A Associação Comercial é a segunda casa do empreendedor e cada vez mais se mostra atenta as necessidades das MPEs”, afirmou o presidente da ACIA Araraquara e vice-presidente da Facesp na região centra do Estado de São Paulo, José Janone Junior. 

Leia na íntegra

JOSÉ JANONE JUNIOR PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA NO SENADO

Em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, representantes do setor alertaram para riscos de perdas de postos de trabalho e empresas de tecnologia temem oneração do setor

Representantes dos setores de serviços digitais, tecnologia da informação e internet se manifestaram contrários à proposta da reforma tributária da (PEC 45/2019) em discussão no Congresso Nacional. O texto prevê a possibilidade de aumento de tributação, o que, segundo eles, pode causar perdas de postos de trabalho e impactar na competitividade das empresas. Em 16 de agosto, o assunto foi tema de debate realizado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Além de Rodolfo, participaram da audiência pública Christian Tadeu, presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da informação (Assespro); Marcio Gonçalves, vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo); Diego Brites, vice-presidente de relacionamento da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); José Janone Junior, presidente do Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (Seinesp); e representante da Associação Brasileira de Internet (Abranet).A audiência foi marcada a pedido do senador Marcos Pontes (PL-SP). Ele repercutiu o manifesto das empresas de TI contra a proposta de reforma tributária. “Tal medida inevitavelmente resultará no fechamento de empresas, um aumento significativo nas demissões, uma perda alarmante de competitividade e um retrocesso prejudicial à economia nacional frente ao cenário global”, justificou o senador.  

Leia na íntegra

ACIA, 89 ANOS DE TRABALHO E REPRESENTATIVIDADE AO EMPRESARIADO DE ARARAQUARA

Presidida pelo empresário José Janone Junior, a ACIA se aproxima de nove décadas de existência, honrando sua vocação de fortalecer e fomentar a economia local

Em matéria comemorativa ao aniversário de 206 anos do Município de Araraquara, em 22 de agosto, a ACIA destacou sua fundação em 30 de junho de 1934, integrando a iniciativa dos empresários locais que ajudaram no financiamento da construção da Nova Araraquara, entre os anos 10 e 40, época em que a economia local passou por grandes transformações, e que os homens da época construíram, de seu próprio bolso, a cidade que conhecemos e vivemos. A iniciativa da fundação da ACIA passou também pela necessidade de fortalecimento da representatividade dos empresários locais, ampliando o movimento de combate a alta de impostos iniciada após a Revolução de 32. Em 1942, a entidade fez a aquisição da sede social, mesmo local onde ainda hoje se encontra.  

Leia na íntegra

FACULDADE DO COMÉRCIO COMEMORA 2 ANOS DE ATIVIDADES COM DESCONTOS

Inscrições estão abertas para as próximas turmas de graduação e pós-graduação na modalidade ensino a distância

A Faculdade do Comércio (FAC), comemorou dois anos de atividades em 2023, como instituição de ensino da Rede de Associações Comerciais. O encontro nacional dos Polos EAD da FAC, foi realizado em 14 de setembro, no auditório da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e diversas entidades da Rede Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), marcaram presença no evento, que lançou o Portal dos Polos EAD, plataforma que auxiliará as unidades de educação a distância da FAC a realizarem uma gestão mais efetiva. Com apenas dois anos de atividades, a Faculdade do Comércio está classificada dentre as cinco melhores instituições de ensino privado do Brasil, segundo pesquisa de qualidade publicada pelo Guia da Faculdade, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Quero Educação. A FAC deu início a abertura dos polos EAD com 39 Associações Comerciais. Dois anos depois, houve um salto exponencial e, atualmente, são 93 unidades, apenas no estado de São Paulo. Foram 3,4 mil alunos matriculados no período, sendo dois mil ativos neste momento. “Um resultado extraordinário. Até o começo de 2024, queremos atingir a marca de 3,2 mil alunos ativos. O Polo FACSP Araraquara fica na Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), na Rua São Bento 825 no Centro. Suporte e dúvidas podem ser esclarecidas pelo whatsapp (16) 99611-7605, e está com descontos especiais para empresas associadas estendido aos funcionários e seus familiares.

Leia na íntegra

NOTA PÚBLICA AOS VEREADORES DE ARARAQUARA 

Contra o feriado municipal em 11 de Julho

Em 26 de setembro, a Associação Comercial e Industrial de Araraquara conclama a todos os vereadores a refletirem a respeito, à colocarem-se no lugar daqueles que não tem certeza alguma do seu rendimento, senão advindo de sua atividade comercial. Por fim, a ACIA, entidade que representa a classe empresarial de Araraquara há 89 anos, reitera o maior respeito à todas as instituições religiosas do município, e solicita aos ilustríssimos vereadores de Araraquara, que não se instituam mais feriados no município, que contenham restrições de funcionamento da classe trabalhadora privada.  

Leia na íntegra

PRESIDENTE DA ACIA VIAJOU À BRASÍLIA E PEDIU AOS SENADORES PARA NÃO AUMENTAREM IMPOSTOS

Os parlamentares esperam concluir a tramitação nas duas Casas até o final do ano

O Senado aprovou em 8 de novembro, o texto-base da reforma tributária sobre o consumo. Tanto no primeiro quanto no segundo turno o placar foi o mesmo: 53 a 24. A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) exigia o voto de pelo menos 49 dos 81 senadores. "Infelizmente para os setores de comércio e serviços, haverá significativo aumento de impostos que serão repassados para a população", destacou José Janone Junior, presidente da ACIA que também discordou das isenções e outros benefícios tributários para setores da economia ricos que não precisam, como os bancos por exemplo. E concluiu ele que, a reforma tributária acontecerá e novamente sobrará para a população pagar as contas. 

Leia na íntegra 

CARAVANA JOVEM APRENDIZ PAULISTA EM ARARAQUARA PARA MOBILIZAR PEQUENOS NEGÓCIOS DA REGIÃO

Encontro com empresários para apresentação do programa estadual será no dia 22 de novembro na ACIA

A iniciativa do Governo do Estado apresentou aos empreendedores locais as vantagens de adesão ao programa na contratação de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz Paulista aproxima jovens e adolescentes de 14 a 24 anos de vagas de micro e pequenas empresas da cidade. Os jovens da sua cidade contratados pelo programa trabalham com carteira assinada, recebem capacitação teórica e se desenvolvem como profissionais. E isso tudo ainda ajuda o desenvolvimento de suas próprias comunidades. Por que é bom para empresa? O custo da capacitação é 100% subsidiado pelo Governo do Estado. Além disso, o cadastro e o auxílio na hora de encontrar um talento são totalmente gratuitos. A empresa só precisa se preocupar com a remuneração do Jovem Aprendiz Paulista. Também há os incentivos fiscais garantidos pelo Estado. A Caravana Jovem Aprendiz Paulista em Araraquara, aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), com a participação de Juliana Cardoso, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo e José Janone Junior, presidente da ACIA e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e presidente do Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (SEINESP). O evento contou com a presença da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Noemi Corrêa, e de outras autoridades. Segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucesp), mais de 75 mil pequenos negócios da região de Araraquara podem aderir ao Jovem Aprendiz Paulista, pois são classificados como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).    

Leia na íntegra

 4° ENCONTRO LIBERDADE PARA EMPREENDER

Um dos maiores eventos de empreendedorismo feminino do ano

Promovido em 28 de novembro, o 4° Encontro Liberdade para Empreender, pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Estiveram reunidas nos painéis temáticos do evento diversas personalidades femininas com destaque no mundo dos negócios para debates e palestras com foco na discussão e compartilhamento de temas relacionados ao empreendedorismo feminino, gestão e governança nas empresas modernas. Além de um Encontro Nacional do CMEC - CACB com ações do Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora. O evento teve a participação de representantes do CMEC-ACIA.

ACIA INOVA E LANÇA INCENTIVO PARA DECORAÇÃO NATALINA

ACIA inova e lança incentivo para decoração natalina nas empresas associadas como forma de fomento das vendas de final de ano no comércio em Araraquara. Serão sorteados cinco assistentes virtuais Echo Dot 5ª geração com tecnologia original Alexa da Amazon para otimizar e divertir o dia a dia dos usuários contemplados na promoção. Conectado na internet o equipamento da mais nova geração deste modelo, reproduz músicas, faz pesquisas e até bate papo com o usuário sobre assuntos de seu interesse, deixando a casa mais inteligente e, para isso, basta conectar os utensílios compatíveis e acionar por comando de voz as lâmpadas, plugs inteligentes, fechaduras, ar-condicionado, e muito mais. “Mantendo a tradição, as ações tem por objetivo resgatar a magia do Natal em Araraquara, aos munícipes e visitantes”, comenta José Janone Junior, presidente da ACIA. Os sorteios serão realizados no dia 5 de janeiro de 2024.

Leia na íntegra

ACIA PROMOVE CHEGADA DO PAPAI NOEL NO COMÉRCIO DE ARARAQUARA

A ação remete a tradição e magia do Natal como atração de público nas ruas comercias

A Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) promoveu a abertura do comércio noturno com passeios do Papai Noel e Equipe. No dia 11, o primeiro passeio com carro alegórico do Papai Noel e Equipe pelas ruas do centro comercial aconteceu entre a Rua São Bento e a Rua 9 de Julho, e no dia 12, com a Chegada do Papai Noel e Equipe para fotos na praça da igreja Santa Cruz, anunciando a abertura do comércio em dezembro. O presidente da ACIA, José Janone Junior, ressalta que a ação remete a tradição e magia do Natal como atração de público nas ruas comercias de Araraquara. O álbum com fotos do Papai Noel e Equipe estão disponíveis no facebook Acia Araraquara.

Leia na íntegra

4⁰ DESFILE ILUMINADO MÁQUINAS NO NATAL

Toda a equipe do 4⁰ Desfile Máquinas no Natal deseja Feliz Natal e Ano Novo de muito sucesso. Veja fotos do desfile em comboio pelas ruas comerciais, da exposição das máquinas iluminadas com Papai Noel e Equipe distribuindo balas na Praça Scalamandré Sobrinho, em 17 de dezembro de 2023. Realização da Aramov Treinamentos e Apoio Cultural Associação Comercial e Industrial de Araraquara ACIA. Fotos do evento estão disponíveis no facebook Acia Araraquara.

Leia na íntegra

 

As matérias na íntegra estão disponíveis nas redes sociais na internet, facebook e site Acia Araraquara.

 

 

 

 

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!