Portal dos Empresários

Sabado, 15 de Junho de 2024

Notícias/Banco de talentos

Araraquara recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista para mobilizar pequenos negócios da região

A iniciativa do Governo do Estado apresentou aos empreendedores locais as vantagens de adesão ao programa na contratação de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho

Araraquara recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista para mobilizar pequenos negócios da região
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
Na quarta-feira (22), a cidade de Araraquara recebeu a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) e contou com a presença do presidente da Acia, José Janone Junior, promotora de Justiça da Infância e Juventude, Noemi Corrêa, e outras autoridades. 
 

Leia Também:

“O objetivo principal desses encontros é fazer com que os micro e pequenos empresários possam entender as vantagens de adesão ao programa Jovem Aprendiz. O intuito é gerar oportunidade de emprego para esses jovens, utilizando a lei da aprendizagem, com todo incentivo do Governo do Estado para colocação de aprendizes de 14 a 24 anos no mercado de trabalho”, comentou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso. "Para a cidade de Araraquara, o programa será uma oportunidade de transformação social, diretriz do governador Tarcísio de Freitas, que pode mudar o futuro dos jovens que precisam do primeiro incentivo para entrar no mercado de trabalho."
 
Janone, presidente da Acia, destacou a iniciativa. "É notável a importância do Jovem Aprendiz e o poder transformador que o programa pode proporcionar para a cidade de Araraquara. Muitos jovens precisam conhecer o mercado de trabalho, e o programa é uma porta de entrada e também uma forma de fomentar o comércio local por meio das contratações. A nossa cidade tem muito potencial para incentivar o trabalho de jovens e adolescentes", disse.
 
Segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucesp), mais de 75 mil pequenos negócios da região de Araraquara podem aderir ao Jovem Aprendiz Paulista, pois são classificados como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). 
 
Sobre o programa:
 
O Jovem Aprendiz Paulista é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Projetos Estratégicos que possibilita empresas classificadas como ME e EPP a contratarem aprendizes de 14 a 24 anos com capacitação técnica toda custeada pelo estado. “A micro e pequena empresa é a verdadeira escola do trabalho”, resume o secretário Guilherme Afif Domingos.
 
O empresário que adere à iniciativa conta com uma série de benefícios, como recolhimento do FGTS menor (apenas 2%), sem custos com demissões e todo suporte no trâmite de contratação. Outro benefício é ter a possibilidade de contratar um aprendiz do próprio bairro onde seu negócio está instalado, facilitando no deslocamento e ampliando a conexão com a comunidade. Empresários e estudantes podem se inscrever no site jovemaprendiz.sp.gov.br
 
As micro e pequenas empresas (MPE) representam 66% de todas as empresas abertas no estado de São Paulo, segundo dados da Jucesp. Além disso, de acordo com o Sebrae, em 2022, a cada 10 postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente 8 foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que reforça a importância do segmento na economia.
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Associação Comercial e Industrial de Araraquara no seu app favorito de mensagens.

Entrar
King Pizzaria & Choperia

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!