“Seguimos firmes no combate à violência contra as mulheres, porque o silêncio nunca pode ser a resposta”, temática da campanha com ação especial de atendimento público pela prefeitura municipal de Araraquara, durante o mês de novembro e segue contínua, com apoio institucional da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) em parceria com a Soffner Tecnologia de Impressão e a Paraty Mobilidade, para o suporte de comunicação visando propagar a responsabilidade social no transporte público e ao setor comercial e industrial, com realização da secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania com coordenação geral da subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e a participação da equipe do Centro de Referência da Mulher, conjuntamente com diversos grupos de mulheres engajados na causa e direitos civis.
A campanha culminou com ação de atendimento público com orientação e acolhimento, no dia 22 de novembro, na Praça Santa Cruz, com o tema Dia do Luto em Combate à Violência contra as Mulheres. Em uma ação simbólica e impactante, o comércio da cidade esteve de luto, com manequins das lojas vestidos de preto, e as vitrines com cartaz da campanha e uma faixa preta, representando a dor e o silêncio que muitas mulheres ainda enfrentam de fato, com QRCode contendo todas as informações para ajuda.
A iniciativa chama a atenção da população para a realidade da violência doméstica. “Em grande parte dos casos, as violências psicológica, moral, sexual e patrimonial começam muito antes da agressão física e, muitas vezes, permanecem invisíveis aos olhos da vítima e da sociedade. Por isso, a informação e a conscientização são fundamentais para romper ciclos de abuso e salvar vidas”, relata a advogada Joana Lessa, subsecretária da pasta municipal de Políticas para as Mulheres.
O presidente da ACIA, José Janone Junior, registra os agradecimentos às empresas parceiras e pela confiança do governo municipal na associação de classe representativa dos empresários do comércio, da indústria e agronegócios do município de Araraquara, desde 1934. “As mulheres que estão sofrendo tamanha vulnerabilidade procurem ajuda”, enfatiza Amanda Soffner, diretora da Soffner Tecnologia de Impressão. Precisa de ajuda ? Ligue 180.
Em ato correlacionado, a Prefeitura de Araraquara, através das secretarias municipais, de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM); e de Direitos Humanos e Cidadania, por intermédio da subsecretaria de Políticas para as Mulheres, retoma o projeto de lei que institui o novo Sistema Municipal de Segurança, composto pelo Botão do Pânico e pela Patrulha Maria da Penha.
Comentários: