A Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), realizou em 14 de outubro de 2022, a primeira reunião de empresários com a Polícia Militar, representada pelos novos Comandantes, Capitão Coelho (1ª Cia) e Capitão Santos (3ª Cia).
José Janone Junior, presidente da ACIA explica que a reunião teve por objetivo, tratar do problema da segurança pública que se agravou no município, com aumento de ocorrências de crimes contra estabelecimentos comerciais. “Tirar a tranquilidade dos cidadãos de trabalharem honestamente para trazer o sustento para a sua casa, é uma das maiores violências, não podemos aceitar isso”, pontua Janone.
Preocupados com essa situação e atendendo a reivindicações dos empresários e trabalhadores do comércio, acordaram sobre a formação de um grupo de comunicação entre empresários com a Polícia Militar para auxiliar na vigilância das áreas comerciais, reforço com dispositivos eletrônicos, alarmes e câmeras de vigilância privadas, para facilitar a identificação de criminosos e reduzir a incidência de roubos e furtos nas áreas comerciais e industriais de Araraquara.
Na ocasião, foram relatadas observações importantes pelos empresários, como também, sobre as atribuições do poder público municipal, que se refere a integração da Guarda Civil Municipal (GCM), que deverá ser requisitada noutra oportunidade para explanações, sobre a concentração de pessoas ingerindo álcool e drogas que abordam a população nas ruas e praças, prejudicando a atividade empresarial e social na cidade, em prejuízo da ordem pública.
Subnotificação: A orientação da Polícia Militar é que sejam registrados boletins de ocorrência para todas as situações que envolvam infrações da lei e de criminalidade, independentemente do grau de gravidade. Essas informações servem para alimentar as estatísticas que são utilizadas para tomadas de decisões de definição de rotas de patrulhamento, aumento de efetivo policial e estabelecimento de maior sensação de segurança pública, pois o efetivo policial estará mais presente nas áreas com mais ocorrências.
Para se evitar represálias por parte dos criminosos nos casos que precisam preservar as vítimas ou denunciantes de crimes, a ACIA poderá representar o associado como pessoa jurídica no apontamento de identificação dos criminosos.
Tanto os capitães da Polícia Militar, quanto a diretoria da ACIA Araraquara, colocaram-se à disposição dos empresários e acordaram a possibilidade de realização de reuniões periódicas para aumentar o entrosamento entre as instituições e órgãos públicos, em prol da qualidade de vida em Araraquara.
Comentários: